23.11.11

LoL pa Loser

Ou, Lollapalooza.


Esse Festival vai render muita história, muita polêmica, muita fofoca, e claro, muita exploração !!!


Vai ter muito fã de anos do Foo Fighters perdendo o show, muito fã de Joan desistindo de ir, muito 1/2 fã do Rappa esperando uma oportunidade de não assistir apenas o show deles... quem viver verá.


Enquanto isso
http://ingressos.lollapalooza.com.br/esgotado.htm?posicao=haja%2520cadeira%2520pra%2520tanta%2520Claudia


-------------

UPDATE 1 
consegui comprar o ingresso, só falta chegar ... foi tenso ter 12 minutos para efetuar a comprar e ler tudo com atenção!





UPDATE 2
ganhei ingresso pro segundo dia de festival !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

16.11.11

Aconteceu o SWU 2011...

... e graças a Deus não fiz a louca como ano passado e fui. No mínimo estaria doente. Únicos shows decentes (via Multishow) Peter Gabriel e Faith no More. 


Ambos capricharam em todos os aspectos de um grande espetáculo. A grandiosidade e o talento de Peter Gabriel são indescritíveis, e Mike Patton foi sensacional, apensar do exagero em "porra, caralho", ele foi incrível, tenho certeza que quem foi, saiu de lá mais fã ainda, num grau... De rock em 2011 perdi o show deles e do RHCP, Strokes e claro Coldplay :(

Enfim, nem tudo conseguimos realizar. Bora zerar cartão de crédito, pra não depender as vendas dos ingressos para o Foo Fighters, digo, Lollapalooza Br.

11.11.11

O negócio da Moda

Fica dica para quem tem blog que faz o combo: "look do dia + tendência + must have + usar e não usar" ... uma oportunidade de aprimorar e refinar o repertório, o conteúdo do blog e porque não empreender nesse mundo tão atrativo e sedutor!!!


            

No dia 17 de novembro a revista ELLE, em parceria com a AZOV, promove o seminário ‘O Negócio da Moda. A Moda além do Design’, que reunirá, no hotel Renaissance em São Paulo, grandes nomes da moda brasileira para mostrar diferentes ângulos do mercado fashion, assim como a trajetória, expansão, estratégias e principais desafios das grifes. 

Para a edição, estarão presentes executivos das marcas: Capodarte, Chilli Beans, Crawford, Memove, Siberian, Enjoy, Fabrizio Giannone, Mandi, Maria Filó, além do portal de tendências WGSN.

Estudantes e grupos de pessoas contam com descontos especiais. As inscrições custam a partir de R$ 588,00 e podem ser feitas no site da Azov (www.azov.com.br). O encontro acontece das 9h às 18h30. 

8.11.11

Motivos para amar Moska, Paulinho Moska

Feriado de Finados, caixinha de esmalte à tira colo e TV ligada no Globo News. Tô numa fase Globo News e de hora em hora, quando em casa estou, sintonizo lá.  Aí que começa a música do link abaixo. ASSISTA. Delícia pros ouvidos. Bonito demais é ver eles falando de boca cheia da amizade e amor que nutrem um pelo outro.


Sarau - Zélia Dunca e Moska:
http://g1.globo.com/videos/globo-news/sarau/v/zelia-duncan-e-moska-revelam-historias-da-parceria-musical/1678567/

Mas o post é para MOSKA.
O Multiply   http://paulinhomoska.multiply.com/ dele é incrível. 
Aliás, flickr não combina com ele. O BLOG e MySpace parece estar às moscas, talvez proposital. Já o twitter, parece seguir bem fiel ao tipo:  @pmoska


O cara é pura poesia, criatividade literária das mais rica que já vi. 


Foi ele que compôs  "Eu estou pensando em você, pensando em nunca mais, pensar em te esquecer, pois quando penso em você é quando eu não me sinto só" [...] E pra um cara expressar uma falta de forma simples e clara e doce e desejada é demais!



25.10.11

Chances de ir pro Planeta Terra 2011!!!

Fica dica pra quem, como eu, ainda está sem ingresso pro Planeta Terra Festival que tá chegando, logo aí dia 05/11 (OhMy)



\m/


Depois dos cliques, das curtidas, e talecoisa, vem a parte um poquinho mais trabalhosa (mas temos um final de semana inteirinho para fazer) que é produzir um texto, imagem ou vídeo criativo sobre o Banco do Brasil e o FIES (Fundo de Financiamento do Ensino Superior) e postar no mural da FanPage Eu Faço Acontecer

Cada trabalho será submetido a voto popular e os cinco mais votados ganharão 4 (Q-U-A-T-R-O!!!) ingressos para o @PlanetaTerra. Não dá pra reclamar depois que não ganhou sem ao menos tentar.


#MinhaGaleraBB [só asgata] tá escalada 

 

OBS: este blog está apenas divulgando a promoção. 

18.10.11

Propagandas do Itaú

Estava com minha priminha Iasmim #aos5 na véspera da sua festa de aniversário e tivemos o seguinte diálogo:

Eu: Mim, o que você quer ganhar?
Iasmim: Silêncio todo mundo que eu vou falar... Vocês podem escolher o que quiser, qualquer presente.
Eu: Então vamos todos juntar o dinheiro que compraríamos o presente e guardar em um banco, numa conta só sua. Qual banco você quer?
Iasmim: Itaú.
Eu: Itaú? Por quê?
Iasmim: Porque eu gosto.

Não fiquei satisfeita com a resposta, na verdade não esperava resposta nenhuma, ou melhor, não uma resposta com tanta decisão e precisão. Se bem que Iasmim é imprevisível, do tipo que muda de canal à procura de jornal "pra saber o que tá acontecendo".


Joguei no google: "comerciais itaú" e já nos primeiros links (com datas antes do aniversário da pequena) deu pra ter uma noção do porque o itaú é top of mind pra uma criança de 5 anos. 


Um dos primeiros links é pro "Imagine" (lindo) todo mundo cantando e frases como "meu nome é itaú unibanco" e "isso é um sonho".


Outro link é para "Vem Vem abre uma conta no Itaú" musiquinha que gruda na cabeça e em que todos estão festejando, felizes por demais, inclusive uma criança. E também tem link para "Crianças" que não vi na TV e desconfio que só circulou na internet, acho que a Iasmim não viu e ela não lê, ficaria difícil pra ela linkar vídeo + itaú. 


Mesmo assim, ainda não consigo entender completamente porque minha prima já meio que escolheu o banco que ela quer ter uma conta. UPDATE: Acabo de ver "Palavras" e "Mudanças", deveras cativante, pra qualquer um de qualquer idade.

A vontade de escrever esse post, foi ver esse tweet "@sergio_valente pra quem tem filha. pra quem é. pra quem quer ter. http://migre.me/5WWUY  tks itau."  O 
link é pro vídeo emocionate "Garotinha"



(vou ver junto com a Iamim e observar a reação dela)




30.9.11

O "meu" Rock in Rio

Não fiz muito esforço para comprar ingressos pro festival,  eram muitos gastos e como ir pro rio APENAS para os shows ?! teria taxis, estadia, passagem, café do lage, toca do jobim, bons drinks... melhor acompanhar pelo multishow. 

Infelizmente, algumas transmissões estão com problemas e comprometendo o artista, exceto no caso da Kate Perry. Microfonia em igreja evangélica até vai, mas enquanto Jamiroquai tá mandando um somzaço, é #epicfail. 


E microfone sem som pro Stevie Wonder? De foder. Muito. 
O som do RCHP também tava ZUADAÇO, mas pelo twitter o canal respondeu rapidinho que era produção da banda que cuidava do palco. Enfim...  

Acompanhar o festival do sofá (dançando quando inevitável) é muito bom, super parabéns pra quem foi, CORAGI-TOTAL! Porque ver o Rock in Rio dando pitaco pelo tuinter ou com alguém do lado sem pensar no dilema que é pra ir embora depois que esvazia o palco mundo, ah isso é muito mais que bom. Li sobre problemas nos banheiros (poças de xixi), problemas de  ingressos falsos, transporte e furtos em massa, e li que dez mil se inscreveram como voluntários (!!!) para trabalhar no evento, porém 600 foram selecionados. Sério!? A experiência será única, sem dúvida, mas pô é muita gente sem ganhar $$$, enquanto as exigências de alguns artistas são absurdas, exemplo: as águas vulcânicas que Rihanna pediu... [lista exigências via terra.com] [via lista10.org

Acorda Brazil!!! 

29.9.11

Gisele e outras Garotas Propaganda


Virou assunto no trabalho (e se você trabalhar com Comunicação então...), no bar, no  portal, numa revista conceituada, e deve ter virado trending topic também. Vi duas vezes os vídeos, não é lá a melhor coisa que Gisele já esteve envolvida, os comerciais pra assinatura de TV a cabo lá são sofríveis, acho até mais humilhante, no caso pra própria Gisele, mas mostra a mulher sendo tratada com indiferença.

Nestes, da Hope, Gisele põe seu corpitcho bem a mostra, em trajes de desfile de coleção de qualquer marca de biquini durante a SPFW e coloca a mulher no lugar de burra, incompetente, objeto. (e termina dando entender que "SIM Mulher, você pode tudo, faltando  na assinatura do filme Who run the world: Girls da Beyonce)

Primeiro que hope (muito menos Gisele) não ensina nada - PONTO!
Todo mundo está careca de saber, que é mais fácil hoje em dia o homem fazer meleca nas finanças ou dar PT no carro e a mulher que salva a pátria, com soluções e $oluçõe$.

E em segundo que me surpreende acharem que a propaganda está reforçando estereótipos, ó seus publicitários do mal, que na próxima propaganda vão colocar mulher imitando vozinha de criança quando quer algo em troca e com roupa, mesmo assim é capaz de ter encrenca. Se a propaganda for suspensa, precisamos reavaliar todas, TODAS, que contenham mulheres. Não só propaganda, como qualquer produto midiático. Começando pelas novelas... quero ver geral xiar.


UPDATE
Na foto, comentário de Adilson Xavier, presidente da Giovanni+DraftFCB, agência que fez a campanha da Hope (Folha de S.Paulo) 


Será que vai ser suspensa? E se for, da TV, o povo vai viralizar com ajuda do youtube. 

Enquanto isso Secretaria de Políticas para Mulheres, que tal mobilizar energia para acompanhar de perto e que  tais mortes não fiquem sem justiça. Ao que indica, segundo depoimentos de familiares, o acusado em um dos casos, sentia ciúmes e não aceitava a postura da ex-namorada. 



20.9.11

Dia da Responsabilidade Social na UMC

Dia 24 de setembro, a firma vai promover um dia de várias ações e atividades de áreas como: cultura, educação, bem-estar entre outras, voltadas à comunidade. 

Avaliações e orientação odontológica por exemplo, é uma boa, pois de 6 em 6 meses os dentistas recomendam uma visitinha ao consultório. Quem tiver tranquilo com seus dentes, poderá fazer alongamento, ou acupuntura auricular. 


Serviço: 
Dia da Responsabilidade Social 2011
Praça de Eventos da UMC - Campus 1
Das 9h às 13h
Dia 24 de setembro de 2011


* * *
UPDATE
Fotos do Evento (+ em http://migre.me/5MMtZ )

 


  


 



 




19.9.11

salve Chico Buarque

Outubro está aí, então programe para ir em algum dos 2 shows da banda Seu Chico
Já falei deles no blog, e recentemente vi a segunda apresentação ~ mara ~ deles. 
Foi alegria demais. Foi festa demais... 


Onde vai ser? www.studiosp.org
Quanto? R$ 35 na porta
O que beber durante o show? Caipirinha de Abacaxi 
DVD? R$ 35 em cash


OBS: se o DJ for Tata Aeroplano então, você terá uma noite e tanto ;)

Efeito Lady Gaga

Ok, que Lady Gaga não é a primeira, mas é a mais recente artista que não satisfeita com "Po-po-po-po-po-po-po-po poker face" também emplacou "Papa-paparazzi" entre outras. 


Atrás dela vieram músicas de outras bandas, e agora até o coldplay sofreu tal (mal) efeito gagueirístico em "Para-para-paradise, para-para-paradise"


A música segue linda até 1:12





Quem lembrar de alguma música que sofre de gagueira, contribui com a memória dessa blogueira escrevendo nos comentários :)

16.9.11

Sério Brad Pitt ?

Sou do tipo que consome fofoca das celebridades que gosto, mas não vou atrás...  aí que lendo a Folha salta aos olhos a chamada "Brad Pitt diz que fingia que casamento com Jennifer Aniston era bom" clico sem piscar, mesmo sem admira-lo tanto quanto na época de Kalifornia, e parceiro no matrimônio da "Rachel".

A folha reproduziu parte da entrevista à Parade
, e parece mais alguém querendo justificar a traição, sério Brad Pitt? precisava fazer tais menções?

O Google reuniu algumas boas fotos recentes, Clique Brad Pitt

Veja só

Tem dia que falta algo novo pra melhorar o dia, penso ser daquelas pessoas simples, porque uma música nova, muda TOTAL meu astral.

Então VEJA SÓ esse clip da carreira solo de Tibério Azul, este também é vocalista de uma banda que só toca Chico Buarque de Holanda e já mencionei durante o Meme das Antigas.





15.9.11

Resultado da Promoção "HeinekenRocks"

Triste fato, ir até o site para cadastrar os códigos das tampinhas e saber que "inscrições encerradas e lista dos vencedores sorteio 1 e 2" 


:(


Vendo o nome dos sortudos (vai que algum amigo ganhou) sem ficar prestando muita atenção vejo dois nomes repetidos? Marcos Jonathan Braga Vrgas e Gustavo Anhel Lessa. Na minha cabeça, fail básico básico...


Utilidade Pública para hipertensos, diabéticos e fumantes

Em tempo, assunto de utilidade pública: A USP está recrutando voluntários para uma pesquisa sobre gorduras e problemas no coração, o Estudo Cardionutri, que finalizará no dia 30/09/2011 pretende avaliar "os efeitos de diferentes tipos de gorduras sobre a saúde do coração" 

Pode participar quem tem de 30-74 anos e tem colesterol elevado, hipertensão ou diabetes, ou é fumante.

Mais informações para quem se interessar: 11 3061 7865 (tarde), 3091 9538 (manhã e tarde) ou pelo email: cardionutri@gmail.com


5.9.11

Planeta Terra Festival 2011

... quer dizer, show dos sujinhos Strokes!
se eu não quiser f**** com minha conta bancária, 
irei perder o show deles, again.




vem 'sorte' de 2008 brilhar de novo... (Fotos da ativação da campanha na DM9DDB - Planeta Terra 2008) 





 (Foto @Helton)

(Foto @Helton)


(Foto Divulgação)

(Foto Divulgação)


Infelizmente, não levei máquina fotográfica no show mas o lugar era a "CARA" do festival, aí em 2009  ele foi pro Playcenter, ficou em um lugar de fácil acesso, porém menor (?) e sem o charme da Casa das Caldeiras.


UPDATE: 
Dia 23/09/2011 rolou na @dm9ddb o #SMWSP, e um dos cases apresentados foi o do Planeta Terra sobre como o "contéudo" vem sendo de certa reaproveitado edição após edição. Como assim? No contexto estava se falando do "Busão do Planeta Terra", formato que já foi usado para a Nokia e agora para a Trident (Busão Trident Sensations), e claro, respondendo POSITIVAMENTE à campanha no todo. O Atendimento do Planeta Terra por exemplo, salientou que o formato do festival só se consolidou mesmo nos últimos 3 anos. Muitos não sabiam/sabem que o festival que trouxe Pearl Jam em 2005.




Abaixo, foto do slide "Infográfico do Planeta Terra" (perdoe a qualidade da foto) a intenção não foi captar os dados, mas registrar que hoje tudo fica mais bonito com um infográfico. Infográfico é o novo preto.





Detalhe para o convidado especial: Hypster Vader 





29.8.11

Delícia Musical da Semana...


... e porque não do mês, do ano!


Não é exagero. Os primeiros acordes da música Oração contagia, enquanto assistia o vídeo com minha mãe, podia ouvir o pézinho dela acompanhando o ritmo e a alegria dos músicos dA Banda mais bonita da Cidade.



Vi o vídeo pela primeira vez na madrugada de quarta para quinta, no facebook do Amós Cavalcanti. Não conseguia dormir preocupada com meu pai que não chegava e provavelmente estava alcoolizado em algum canto... para minha sorte a banda disponibilizou várias faixas para download (agora no site da Trama Virtual) que embalou meu sono.

Na quinta comentei com um colega do trabalho sobre a quantidade de views no youtube, no facebook fenômeno total, nitidamente.

Até domingo, acho que eles chegam perto de 1milhão de views. Afinal coisa boa, #TODOSADORA, #TODOSCOMPARTILHA.



Interwebs X Rede Globo
Hoje vendo o recado fofo da banda http://www.facebook.com/abandamaisbonitadacidade/posts/185774654808701 pintou a curiosidade de saber quem foi(ram) o(s) primeiro(s) a dar LIKE no vídeo, impossível saber. (bacana do facebook é que pelo mural dá pra ver a banda comemorando 300, 500 likes desde quando entraram em fevereiro na rede social, e em 1dia chegar a mais de 5.000 likes)

No mural da banda, uma variedade de comentários, cada um dando um toque pessoal na divulgação do vídeo para seu círculo de amigos. No search do twitter a repercussao não estava diferente, alguns pouquíssimos achando boring, outros muitos, adorando.

Aí lembrei que no domingo passado (14/05/2011) estava na casa de uma amiga, e começou a passar o (maçante e repetitivo anúncio nos reclames da globo) retorno do RPM.



Paulo Ricardo, aquele LINDO, só conseguiu tirar um sorrisinho meu e da minha amiga quando tocou Rádio Pirata, porque a música nova (Olhos Verdes com uns 22000 views no Youtube) é muito ruim de chata, e mesmo com as enésimas chamadas sobre o retorno do RPM no Faustão.

Eles - RPM, com um monte de celebridades no palco - não tiveram o retorno que a Banda mais bonita da Cidade - na casa da vó de uma amiga, com um monte de amigos em volta completando o cenário - está tendo. (desconfio que nem vão ter).

:)

Até vídeo homenageando a Banda mais bonita da cidade já tem o.O

http://www.youtube.com/watch?v=DMwF0K-qidw

Resumão de Tweets, quer dizer, Paper.li

Emprego novo, horário de trabalho diferente de todos os outros anteriores e mesmo online o dia inteiro, fico sem tempo (a.k.a. paciência) pra fazer aquele fullview na timeline, e ver o que a galera andou tuitando.

Impressionantemente (!) é que ao invés de dar unfollow em algumas arrobas, passei a sigar do nada, mais vinte.

--'

Percebi em uns 3 tweets: "The fulano diario is out..." e bastou, pra saber que se trataba de outro 'gremlim digital'.

Demorei horrores pra clicar e saber do que se tratava. Até que um dia, meu nome foi mencionado, em menos de 3 minutos, já tinha lido o "jornal" de uma pessoa "X" e já estava com o meu cadastro pronto.

Fiz a conta, configurei para uma vez por dia liberar o meu "diário" e desde então, ando satisfeita, e muito. O serviço gratuito é rápido pra concluir inscrição e permite com que o jornalzinho saia com tweetes de arrobas específicos, de listas ou aleatórios (baseado na relevância dos tweetes), e o melhor, filtrando tweets e links tão bem.

O link para criar um jornalzinho digital é: Paper.li

Dave Grohl

É o homem do momento.






\m/


UPDATE: E hoje, olha ele pagando bundinha, no vídeo de lançamento da turnê americana


http://tinyurl.com/43oxxem

O #VMA mais sofrível de todos os tempos - 2011

Se não fosse pela apresentação de Adele, a tentativa de emplacar uma banda indie-rock com "Young the Giant" e o Foo Fighters ganhar astronauta pelo melhor clip de rock, e claro Beyónce (nomeados foram Cage The Elephant com "Shake Me Down", Foo Fighters com "Walk", Foster The People com o hit "Pumped Up Kicks", Mumford & Sons "The Cave" e o Black Keys com "Howlin' For You") essa edição teria sido um fiasco. 

Estou sem entender, na verdade não há explicação pro Chris Brown ter colocado um trecho de "Smells like Spirit" do Nirvana durante a apresentação circense.

Lady Gaga cansa. Britney até que empolga mas também cansa. E Katy Perry não precisava daquele quadrado amarelo rídiculo na cabeça. Fato é que uma palavra esses Artistas FREAKPOPDESCONTROL não conhecem: "LI-MI-TE" 


UPDATE:
Blog divertido esculhambando como o VMA2011 deve ser esculhambado: http://rsfd.com.br/?p=12603

25.8.11

Uma noite em 67

Um filme sobre o festival que revolucionou a música brasileira, e quase sempre algum programa de TV faz menção dele.


No Centro Cultural UMC - Entrada Gratuita!
Início 19h30m
Término 21h30m


24.8.11

E chega no email...



#comofas com a curiosidade freak-descontrol agora ?


***
UPDATE - 14/09
Então que o 'Save the Date' será a apresentação de uma pesquisa sobre crimes digitais, em tempo onde todo mundo tem um link para compartilhar e centenas de milhares para clicar. Bloquinho de nota especial separado pro evento + gravador, porque será deveras importante.


8.8.11

A/C Artistas e Curadores de plantão






Proposta interessante do Paço das Artes de SP que busca com a tal "convocação", atiçar a produção de obras culturais dos jovens artistas brasileiros, incentivando através de recompensa monetária e auxílio na divulgação de seus projetos, desde ajuda com material impresso, como na assessoria de imprensa. A obra pode ser feita individualmente ou em coletivo.

Informações completas e Inscrição no site: PaçodasArtes.com


5.8.11

Festival dos Bons!

Quem já foi, sabe como é e se tivesse uma vez por mês, ia!
Quem nunca foi, DE-MO-RÔ, porque é GRÁTIS!


Dá gente bonita, animada e ferve!
Fui ano passado e deu pra curtir, domingão pretendo estar lá.
Vai ser beleza pura!!!

OBS: não recomendado pra quem é avesso à multidão e "festa de rua"


4.8.11

Curso de Mecânica (só para mulheres)

Essa que vos escreve adora dirigir e só calibra pneu e checa óleo do motor quando vai pegar estrada... que feio, muito feio. E perigoso. E errado. Eu sei... por isso aceitei (e adorei o convite) para participar de um curso oferecido pela Porto Seguro e vou levar meu bloquinho de nota, melhor, gravadorzinho. Depois do dia 06 este post será atualizado.


Acompanhe os tweets sobre o evento #Mecânicaparamulheres




3.8.11

Lofra

Até ver este anúncio desconhecia a marca.

Então 'dei meus 2cents' (a.k.a fiz um post) e como recompensa fui incluída na lista deles de email marketing, decidi não cancelar assinatura, nem marcar como spam (tô longe de ser o target da marca).

Hoje, chega o anúncio abaixo, e mesmo que o dia dos pais esteja chegando não é todo mundo que tem um pai com 'lado B' na cozinha, e muito menos não é todo filho que pode dar pro paizão um fogão que custa mais que 5mil dinheiros.


Quero unicamente com este segundo post "pra marca" elogiar o anúncio, pois este, tem mais coerência que este e o pinóquio.

10.6.11

JABÁ!

PROMOÇÃO 1






Twitpic da promoção: http://twitpic.com/593p40


Para participar: precisa ser seguidor do perfil @vestibularumc, clicar em curtir na página do www.facebook.com/universidadeumc e enviar uma fotografia para o email: promocao@vestibularumc.com.br com uma frase (ou uma legenda) contando o porquê da escolha.

________________________________

UPDATE: Concurso em fase de votação pela foto favorita.



15.4.11

CARTA ABERTA ÀS MÃES E PAIS:

Não sou mãe. Na maioria das vezes quando penso em família, uma certeza de que não terei filhos se apossa dos pensamentos. Por conta disso, eu jamais entenda a dimensão do amor de mãe, mas sou maternal. Não poderia deixar de participar, contribuir, espalhar tais palavras que segue nessa Carta Aberta. Texto que talvez, eu jamais consiga escrever.

Junto à essas mulheres
: Ana Cláudia Bessa www.futurodopresente.com.br Cristiane Iannacconi www.ciclicca.blogspot.com Letícia Dawahri, Luciana Ivanike www.lucianaivanike.blogspot.com Monique Futscher www.mimirabolantes.blogspot.com Renata Matteoni www.rematteoni.wordpress.com, uno nessa blogagem coletiva, um gesto simples, talvez não tão intenso em atingir grandes números de audiência, mas pequeno tal qual minha fé e esperança, de que dias melhores virão, e a base para felicidade e vida equilibrada é a paz e o amor que uma família nutre.


Que futuro terão nossos filhos?

Aproveitamos o sentimento de indignação e tristeza que nos abalou nos últimos dias para convoca-los para uma mobilização pelo futuro das nossas crianças. A tragédia absurda ocorrida na escola em Realengo (Rio de Janeiro) é resultado de uma estrutura complexa que tem regido nossa vida em sociedade. O problema vai muito além de um sujeito qualquer decidir invadir uma escola e atirar em crianças. Armas não nascem em árvores.
A coisa está feia: choramos por essas crianças, mas não podemos nos deixar abater pelo medo, nem nos submeter aos valores deturpados que têm regido nossa sociedade propiciando esse tipo de crime. Não vamos apenas chorar e reclamar: vamos assumir nossa responsabilidade, refletir, trocar ideias e compartilhar planos de ação por um futuro melhor. Então, mães e pais, como realizar uma revolução que seja capaz de mudar esses valores sociais inadequados?

Vamos agir, fazer barulho, promover mudanças! Acreditamos na mudança a longo prazo. Precisamos começar a investir nas novas gerações: a esperança está na infância. Vamos fazer nossa parte: ensinar nossos filhos pra que façam a deles.

Se desejamos alcançar uma paz real no mundo,
temos de começar pelas crianças. Gandhi

O que estamos fazendo com a infância de nossas crianças?

Com frequência pais e mães passam o dia longe dos filhos porque precisam trabalhar para manter a dinâmica do consumo desenfreado. Terceirizam os cuidados e a educação deles a pessoas cujos valores pessoais pensam conhecer e que não são os valores familiares. Acabamos dedicando pouco tempo de qualidade, quando eles mais precisam da convivência familiar. Assim, como é possível orientar, entender, detectar e reverter tanta influência externa a que estão expostos na nossa longa ausência? Estamos educando ou estamos nos enganando?
O que vemos hoje são crianças massacradas e hiperestimuladas a serem adultos competitivos desde a pré-escola. Estão constantemente expostos à padronização, competição, preconceito, discriminação, humilhação, bullying, violência, erotização precoce, consumo desenfreado, culto ao corpo, etc.

O estímulo ao consumo desenfreado é uma das maiores causas da insatisfação compulsiva de nossa sociedade e de tantos casos de depressão e episódios de violência. Daí o desejo de consumo ser a maior causa de crime entre jovens. O ter superou o ser. Isso porque a aparência é mais importante do que o caráter. Precisamos ensinar nossos filhos que a felicidade não está no que possuímos, mas no que somos. Afinal, somos o exemplo e eles repetem tudo o que fazemos e o modo como nos comportamos. E o que ensinamos a nossos filhos sobre o consumo? Como nos comportamos como consumidores? Onde levamos nossos filhos para passear com mais frequência? Em shoppings?

Quanto tempo nossos filhos passam na frente da TV? 10 desenhos por dia são 5 horas em frente à TV sentados, sem se movimentar, sem se exercitar, sendo bombardeados por mensagens nem sempre educativas e por publicidade mentirosa que incentiva o consumo desde cedo, inclusive de alimentos nada saudáveis. Mais tempo do que passam na escola ou mesmo conosco que somos seus pais!

Porque os brinquedos voltados para os meninos são geralmente incentivadores do comportamento violento como armas, guerras, monstros, luta? A masculinidade devia ser representada pela violência? Será que isso não contribui para a banalização da violência desde a infância? Quando o atirador entrou na escola com armas em punho, as crianças acharam que ele estava brincando.

Nós cidadãos precisamos apoiar ações em que acreditamos e cobrar do Estado sua implementação, como o controle de armas, segurança nas escolas, mudança na legislação penal, etc. Mas acima de qualquer coisa precisamos de pessoas melhores. Isso inclui educação formal e apoio emocional desde a infância. É hora de pensar nos filhos que queremos deixar para o mundo, para que eles possam começar a vida fazendo seu melhor. Criança precisa brincar para se desenvolver de forma sadia. É na brincadeira que elas se descobrem como indivíduos e aprendem a se relacionar com o mundo.

Nós pais precisamos dedicar mais tempo de convivência com nossos filhos e estar atentos aos sinais que mostram se estão indo bem ou não. Colocamos os filhos no mundo e somos responsáveis por eles! Eles precisam se sentir amados e amparados. Vamos orientá-los para que eles sejam médicos por amor não por status, que sejam políticos para melhorar a sociedade não por poder, funcionários públicos por competência e não pela estabilidade, juízes justos, advogados e jornalistas comprometidos com a verdade e a ética, enfim!

Precisamos cobrar mais responsabilidade das escolas que precisam se preocupar mais em educar de verdade e para um futuro de paz. Chega de escolas que tratam alunos como clientes.

Não temos mais tempo a perder. Ou todos nós, cedo ou tarde, faremos parte da estatística da violência. Convidamos todos a começar hoje. Sabemos que não é fácil. E alguma coisa nessa vida é? Vamos olhar com mais atenção para nossos filhos, vamos ser pais mais presentes, vamos cobrar mais da sociedade que nos ajude a preparar crianças melhores para um mundo melhor! Nossa proposta aqui é de união e ação para promover uma verdadeira mudança social. A mudança do medo para o AMOR, do individualismo para a FRATERNIDADE e para a EMPATIA, da violência para a GENTILEZA e a PAZ.


~ love is all we need ~