18.5.10

Loucos pela Vida

No 5º semestre do meu curso universitário, a parte principal das atividades acadêmicas foi o Projeto Praxis, que visava prestar um trabalho voluntário.


O grupo seria a agência de publicidade e o cliente uma ONG da região. (Assim escrito preto no branco parece simples, bonito e fácil, mas não foi).


O enorme grupo, na qual fazia parte, ficou encabido de desenvolver um plano de comunicação para a "ONG Loucos pela Vida" (infelizmente sem link) que auxilia portadores de transtornos mentais e lutam em prol da "Lei Antimanicomial".


Pesquisas, visitas e contato com os voluntários e associados usuários da ONG, fizeram com que eu conhecesse histórias e casos, bem diferente da minha realidade. Não foi fácil o processo de identificação, aliás, não foi fácil mascarar o preconceito e a falta de interesse em conhecer o movimento da Associação, porque a real é que ninguém quer se envolver com profundidade em um movimento onde os únicos interessados são as pessoas diagnosticadas com transtornos mentais, sem mencionar a confusão e generalização dos casos que envolve doenças psicomáticas.

* * *

Era março de 2009 e eu sequer sabia da existência desta Lei. Em 1 dia fiz um questionário e disparei para alguns dos meus followers no Twitter, seria resposta imediata. E foi. Pra minha surpresa, de 45 pessoas que responderam o GoogleQuest, apenas 8 conheciam a Lei Antimanicomial, faixa etária 20-30 anos, com nível superior, residentes na cidade de SP.

Ainda bem que não era a única. (
E não consigo assimilar se isso é algo positivo. Não, não é). Isso porque na Rede Globo passava a novela "Caminho das Índias" que abordava o assunto, mas muita gente que respondeu o quest disse não assistir TV aberta, novela então...

Não fui até o fim do semestre e não sei (nem a associação sabe, conforme conversa com Leticia, responsável pela ONG) como o "projeto praxis" foi concluído, que é lamentável para a instituição UMC e alunos envolvidos. O pouco que aprendi com a Associação Loucos pela Vida, é que existe um descaso grande, um desinteresse maior ainda, mas eles permanecem na luta para exercer/desfrutar um direito que cabe a todos nesse 18 de maio, e sempre.

* * *

O governo tem o programa "De volta para casa", embora o valor do auxílio-reabilitação seja vergonhoso, é melhor que nada.

#MúsicaNaCabeça: Imagine - John Lennon (valeu propaganda do Itaú que aparece todos funcionários cantando)

;)

* * *
LOUCOS PELA VIDA - CONTATOS
Email: loucospelavida@gmail.com
Telefones do ambulatório de Saúde Mental: (11) 4727-7065 ou (11) 4721-110



Nenhum comentário: