20.3.11

Água em Pauta

Começa daqui algumas horas o IV Fórum Água em Pauta, realização da Revista e Portal IMPRENSA, patrocinado pelo DAE S/A Esgoto - Jundiaí. Todo o processo de credenciamento foi rápido e simples.


As expectativas são grandes, para conhecer as propostas de especialistas engajados com a causa do meio ambiente e exemplos de práticas sustentáveis, bem como o interesse da @RevistaImprensa em querer com que os meios de comunicação e formadores de opinião tenham sempre presente em suas atividades, a mensagem do uso consciente da água, como bom hábito e costume.



UPDATE
21/03/2011
O fórum teve como abertura a Conferência "Água e Saúde" com Christopher Eppig, que apresentou um estudo (sobre a relação de doenças infecciosas com o QI de populações de baixa renda, localizadas em países pobres. O estudo teve como base 28 doenças (alguém perguntou quais eram e ele respondeu para procurar no OMS site, mas não achei a lista, apenas esse artigo em inglês), e países pobres da América Continental. O país com alto índice de doenças infecciosas e alto índice de pobreza foi o Equador, Brasil apresentou média e Uruguai é o pais com o score QI mais alto, logo, menor índice de doenças infecciosas.
 

     




O painel sobre "Saneamento básico: dados, fatos e sensibilização pública", revelou dados do trabalho de pesquisa de campo do Instituto Trata Brasil (@InstTrataBrasil)que percorreu a área do CDHU comprovando a questão da falta do cumprimento da lei que garante o saneamento básico para todos, e a diarréia que causa a morte de muitas crianças. Entrou no debate a Lei 11.445/2007
(http://www.acquatool.com.br/downloads/saneamento.natal/debate_comunitario.pdf) tão recente e tão ignorada.


UPDATE
22/03/2011

O segundo dia de fórum começou com um passeio até o Reservatório de água da cidade, parque da cidade, e dependências do @DAEJundiai.




Link
Em seguida foi a vez de conhecer o projeto Rede Globo Flutuador, de Dan Robson que percorreu todo o Rio Tietê encontrando uma vastidão (+ de 400Km) de lixo no Rio Tietê. Que começa limpinho, com água cristalina em Salesopólis e em Biritiba Mirim já está poluído.  


"Como preservar os mananciais" foi a proposta do painel III, que enfatizou a necessidade em preservação, recuperação de mananciais com maior urgência e dedicação, da mesma forma com que o governo recupera e preserva estruturas da cidade de desastres e depredações.

O último painel
"Planeta China: Terra, Água e Alimentação" por Jaime Martins, consultor da OverChina destacou que o mais de 400milhões sairam da linha da pobreza, a classe C na China só cresce, famílias que mantém um filho recebem subsídios do governo e os investimentos em educação são altíssimos.

Dia Mundial da Água

Acontece desde 1993 e desde o surgimento de redes sociais parece que as pessoas estão debatendo sobre tudo (e sobre nada) a todo momento, visto pelos resultados das tags #worldwaterday #forumagua #aguaempauta.

No site unwater.org foi possível acompanhar com maior riqueza de detalhes tudo que acontecia no MUNDO em tempo real em prol da Água :)




Jundiaí
É de admirar a @CidadeJundiai, para onde você olha: obras, crescimento, expansão. Investimento em saúde, ciência, marketing e planejamento. Tenho chamado ela como "terra prometida" entre os amigos. Relatos de quem mora lá, são só elogios. A qualidade de vida tem atraído muitos que moram na Capital, em breve a cidade vai ganhar dois grandes shoppings e rumores de linha de fabricação de produtos da Apple.



#partiu Jundiaí?

Fica o enorme agradecimento pelo convite, a organização do 6º fórum foi impecável e há grandes chances de ver a cidade tendo reconhecimento mundial em 2012 na Suiça.


Nenhum comentário: