29.11.13

Biografias Não Autorizadas

Depois que o Roberto Carlos rompeu com a galera do Procure Saber, a polêmica sobre as biografias diminuíram.

Participei do Programa Roda Viva da TV Cultura dia 28 de outubro. O entrevistado era Paulo Cesar Araújo, o Biógrafo do Livro "Roberto Carlos em Detalhes" (que é bem escrito, de leitura rápida, curiosa e valida totalmente que Paulo Cesar é mais que escritor, é fanzaço)

Muita coisa que desconhecia foi dita, tanto sobre o RC como sobre o

livro, trabalho de anos do Paulo Cesar. Ninguém do Procure Saber apareceu por lá, apenas via twitter https://twitter.com/PaulaLavigne/status/394988269886513152

Lembro de algumas frases ditas lá: 


"Se um livro não pode contar detalhes da vida de uma pessoa pública, a imprensa não poderá" (@AugustoNunes)

"Esse assunto transcende a figura do artista, Roberto Carlos, estamos tratando de uma ameaça séria a cultura brasileira e a democracia brasileira" (Dines, do Observatório da Imprensa, no twitter @Observatorio)

Vale assistir Programa completo: http://www.youtube.com/watch?v=sSMK6LYQcDw

E também, é muito bom assistir o Saia Justa com o Paulo Cesar https://www.youtube.com/watch?v=69AUjd-jtzU e (trechos) com a Paula Lavigne 
https://www.youtube.com/watch?v=m8Lyw2PNN-Q

Outro vídeo dedicado ao assunto, muito, muito bom do Estadão https://www.youtube.com/watch?v=ZlM4pGYTyng

Minha opinião é a mesma a partir do momento em que ouvi o primeiro piu sobre proibir ou não. Um livro de caráter biográfico tem seu valor, como qualquer outro, envolve o trabalho de uma pessoa, o tempo de uma pessoa que de alguma forma encarou como objeto de estudo, uma pessoa famosa, e proibir alegando motivos que a pessoa está ganhando dinheiro em cima do nome de outra pessoa beira absurdo. Claro que pode haver mentiras publicadas, mas vai da própria pessoa que foi estudada e analisada, e da sua consciência de que teve uma vida transparente e que nada fira sua honra.

Se o livro do Paulo Cesar, for liberado para venda, comprarei, porque já li o livro no formato pdf.

Ei Roberto Carlos, beijo nos ombros ;)


                                        







Ah, e para quem deseja participar na bancada de tuiteiros do programa só acompanhar os tweets deles @RodaViva, geralmente eles divulgam vagas nas quintas.

O ser Comunicólogo(a)

Finalmente, prestes a concluir a graduação (Comunicação Social) que durou o dobro de semestres necessários fica a certeza que escolhi a área certa.

Desde 2007 meus interesses se voltaram totalmente pra Publicidade e Propaganda, em 2008 para a Social Media, em 2009 para o Jornalismo, em 2011 para o Marketing e agora seguem para a Ciência de Dados, em 2014 apresento meu projeto de iniciação científica sobre o "Big Data" (leia big deita), ou seja, meus interesses estão se voltando para o Digital, e pretendo me dedicar à antropologia e a semiótica com mais carinho e afinco em Janeiro 2015, sem nunca deixar de lado, o Ser Comunicólogo.

Quero o que com esse post?


Não sei, só deu vontade de 
escrever... de comunicar... 

Comunicar que o mercado tá TENSO, e "quem não se comunica, se estrumbica" #ChacrinhaGênio.