16.5.13

Leandro Karnal sendo perfeito

Leandro Karnal foi perfeito no Café Filosófico - "Os velhos e os novos pecados" - ao apresentar como os pecados são vistos na contemporaneidade, por exemplo: "Inveja é estabelecer metas", "Preguiça é lida como relaxamento", "Vaidade como essencial para ser feliz" (ligado total ao conceito do hedonismo), "Luxúria, a valorização (necessária e até recomendada e beirando o conceito de ser uma virtude) do corpo", "Ira como maneira de expôr suas mágoas" pra não causar doenças, e a "Avareza deixa de ser pecado para ser planejamento de futuro". 


Mas ele tem meu total apreço, quando diz que a "ideia de Empreendedorismo é das ideias teológicas, a mais insidiosa".

in.si.di:o.so [ô]a.
1. Que é traiçoeiro, enganador (procedimento insidioso).
2. Fig. Diz-se de mal ou enfermidade que não parece muito perigosa, mas que de maneira, às vezes imperceptível, torna-se grave: Essa febre está baixa agora, mas é insidiosa.

As 3 novas teologias citadas, seriam: Teologia da Autoajuda (o que você pensar, yadda yadda yadda, você pode!), Teologia da Prosperidade (evangélicos e carismáticos que buscam a Vitória em Cristo, always) e a Teologia do Empreendedorismo.


Realidade está aí, pra dizer quem nunca se sentiu julgado e reconheceu que "O inferno atual é o fracasso, vai para o inferno o pessimista", alguns perpetuando e entregando o jogo de vez, num momento em que a felicidade é catalogada, tem lance mínimo e ninguém, ninguém quer um loser por perto.

Recomendo http://www.cpflcultura.com.br/2012/09/21/os-velhos-e-os-novos-pecados-leandro-karnal/


2 comentários:

Cristiano disse...

Que ponto a humanidade chegou. Se for isso, batemos no fundo do poço. Pior que nem fizemos: copiamos o modelo USA da vida.

Pri Alves disse...

Sim Cristiano, batemos no fundo do poço. Tenho profunda irritação em ser obrigada a ter a porra de uma aula, Empreendedorismo na Publicidade, ao invés de ter aula, por exemplo, de literatura!

Chegamos sim, ao ponto de escutar, em coro, que ninguém quer um azarado na equipe, o que comete deslizes, e não erros, o que comete erros, não é exemplo é maldito até a 3ª geração.

Esse mundo, jaz em toda malignidade.